quarta-feira, 4 de março de 2009

Do outro lado da cama...

É, malido, tá com a corda toda :)

Me mandou uma apresentação e disse que eu deveria colocar no blog. Eu queria saber a opinião de vocês sobre a coluna dele antes de postar qualquer outra coisa, mas dessa vez o assunto tem TUDO a ver comigo.

As sacolas de plástico!!

Como essas coisas que parecem tão inofensivas, que são entregues aos montes nos supermercados daqui, podem causar tantos problemas? Elas não sujam apenas as cidades, elas matam os animais, ou eles as comem e com isso os venenos do plástico entram na nossa cadeia alimentar. É impressionante a quantidade de plástico encontrada nos oceanos.

É muito difícil de se combater isso porque é muito mais caro reciclar as sacolas do que produzí-las, então é óbvio que não existe interesse. Mas alguns países estão cobrando pela sacola ou até mesmo proibindo o uso.

Como aqui as coisas demoram muuuuuuuito pra acontecer, a gente pode fazer a nossa parte usando sacolas de tecido. E tem cada uma lindinha!!

Qualquer supermercado aqui do Rio tem a sua eco-bag a venda. Mas, é verdade, nem sempre são bonitinhas. Aqui tem umas opções fofas!

A minha ganhei de presente da rimã, que aliás, foi a primeira pessoa a me conscientizar sobre o problema. Já há algum tempo não aceito as sacolas das lojas dos shoppings quando posso carregar as minhas compras na minha própria bolsa. Tento carregar a minha eco-bag sempre que vou ao mercado, mas tenho qua admitir que algumas vezes ainda esqueço. É tudo uma questão de costume.

Usar uma sacola de tecido, separar o lixo em casa, é o tipo de coisa que qualquer um pode fazer e já ajuda MUITO!!

Você já tem a sua? E usa???


6 comentários:

  1. Quero comenter! Sou totalmente a favor disso tudo, já faz algum tempo que as coisas mudaram lá em casa. Meus pais, que fazem compras no Prezunic, compraram uma sacola de lona plástica que eles vendem. Muito melhor usar um plástico que seja resistente e lavável. A questão não é somente o uso do plástico mas sim o descarte dele. Nossas sacolas de supermercado são completamente fágeis. Acho um crime quando vejo o pessoal colocando duas sacolas para carregar uma garrafa de coca. Bom, sou a favor da eco-bags e dos carrinhos de feira e das pessoas conscientes.

    ResponderExcluir
  2. Biaaaaa ;-) Concordo completamente!! Melhor ate que fazer compras grande no supermercado é pedir pra entregar em casa, assim eles não usam nenhum saco, trazem tudo em caixas!!

    ResponderExcluir
  3. Desculpem pela ignorancia, mas tenho uma dúvida.... Primeiro deixa eu repetir o que a line disse "eu odeio essas bolsas, sempre que posso não as uso e etc e tal". Minha dúvida é que aqui em casa "reutilizamos" essas bolsas em algumas lixeiras. Qual a diferença entre os sacos proprios para lixo (maioria mais frageis do que as do mercado) vendidos no mercado para as sacolas distribuidas nos mercados?
    Beijinhoss

    ResponderExcluir
  4. Na realidade nenhuma, mas é porque somos pouco esclarecidos como população sustentável. Eu sou totalmente a favor de usar sacolas reutilizáveis como já disse, mas só isso não basta. Na realidade temos que mudar muitas outras ações para conseguir ser sustentável. Bom, existe já um saco plástico feito com um material que se degrada mais rápido e disso poderiam ser feito nosso sacos de lixo, comprados. Ou sei lá, como era antes do saco plástico? Acho que é só pensar pra tentar achar solução pro ciclo todo. Acho que esse assunto dá bastante o quê falar.

    ResponderExcluir
  5. Eu lembro que beeeem antigamente, na nossa casa, ao inves de plastico nas latas de lixo nos usavamos jornal. Mas, acho que isso so funciona pra casas, ne?! E tambem na epoca que a gente ainda podia deixar a lata de lixo do lado de fora pro lixeiro pegar. Sera que ainda se pode deixar a lata de lixo do lado de fora??

    ResponderExcluir
  6. Acho importante voces economizarem... assim eu posso continuar distraindo as caixas enquanto trago varios sacos pra minha casa !!!

    ResponderExcluir